Sobre a Origem do Jikiden Reiki
Espalhar Energia
Sobre o Jikiden Reiki

Tadao Yamaguchi Sensei

Representante do Jikiden Reiki Kenkyukai

https://www.jikiden-reiki.com

 

Testemunho sobre a Origem do Jikiden Reiki

Tradução do original por José Neves, Jikiden Reiki Shihan

cf. http://www.npo-ijra.org/en/about/index.html

A determinado momento da história do Reiki, acreditava-se que o Reiki de Estilo Ocidental era o único Reiki que teria sobrevido e que não haveria mais praticantes no Japão. Assim, quando o Reiki foi reintroduzido no Japão, restava aos interessados visitarem a América do Norte para aprender.

Na verdade, sempre houve sucessores do Reiki no Japão. São eles:

 

Usui Reiki Ryoho Gakkai, a organização Reiki fundada por Mikao Usui Sensei.

Esta organização, até agora, permanece praticamente desconhecida no mundo devido à sua decisão de permanecer um grupo fechado.

 

Os alunos de Chujiro Hayashi Sensei (um estudante proeminente de Usui sensei), onde se inclui:

 

Hawayo Takata: uma nipo-americana do Havaí, considerada a responsável por trazer o Reiki para o Ocidente. Hawayo Takata foi diagnosticada como gravemente doente pelo seu médico e foi-lhe dito que a sua esperança média de vida não seria longa. No entanto, ela recuperou "milagrosamente" quando começou a receber Reiki depois de conhecer Chujiro Hayashi no Japão. Após a sua recuperação tornou-se uma estudante de Hayashi Sensei e deu tratamentos de Reiki no Havaí. Ela treinou 22 Professores de Reiki antes de morrer. A dispersão do Reiki pelo mundo iniciou-se com Hawayo Takata.

 

Chiyoko Yamaguchi, a minha mãe, que aprendeu Reiki diretamente com Chujiro Hayashi há cerca de 60 anos, em 1938, quando tinha apenas 17 anos. A minha mãe Chiyoko e Hawayo Takata aprenderam com o mesmo proeminente aluno de Usui Sensei, Chujiro Hayashi Sensei. Ela praticou Reiki diariamente desde a sua iniciação e ao longo de 65 anos até ao seu falecimento, em 2003, aos 81 anos. Durante a minha infância aprendi por experiência própria que gripes ou constipações, dores de cabeça e feridas, etc. eram facilmente curadas pelos tratamentos de Reiki da minha mãe. Eu consegui entender plenamente a eficácia do Reiki desde cedo através de minhas próprias experiências de Cura. Tendo mergulhado nas memórias da minha mãe, documentos antigos e fotos, descobri que tinha sido Chujiro Hayashi Sensei quem tinha iniciado minha mãe no Reiki.

Um dia, enquanto participava de um workshop de Cura realizado em Tóquio, encontrei um professor de Reiki que me enquadrou sobre a situação do Reiki na actualidade nos países ocidentais. Fiquei surpreendido ao tomar conhecimento do número de pessoas que praticavam Reiki no Ocidente e percebi que a cura energética estava a ser aceite na sociedade moderna. Foi através das ligações que ele proporcionaou que muitos professores de Reiki japoneses de renome começaram a visitar a minha mãe. Após recebermos várias visitas, muitos professores de Reiki do exterior do Japão vinham visitá-la dado que queriam conhecer uma aluna que havia sido ensinada diretamente por Hayashi Sensei.

Eu fui informado detalhadamente à altura por um professor de Reiki de Estilo Ocidental sobre o enquadramento de base e, também, sobre a situação actual do Reiki que era transmitido no Japão. Aqueles que visitaram minha mãe disseram-nos que sua existência era muito preciosa e que seria um infortúnio que ela ficasse escondida.

Desde então foi-nos pedido, a mim e à minha mãe Chiyoko, que ensinássemos Jikiden Reiki, o Reiki sem influência ocidental. Passado cerca de um ano estavamos a receber frequentemente pedidos para formação e as pessoas ficaram muito felizes pela oportunidade de receber Reiju da minha mãe.

Por outro lado, algumas situações desagradáveis continuaram a acontecer. Pessoas desonestas anunciaram que aprenderam Jikiden Reiki sem completar o curso. Além disso, rumores baseados em mal-entendidos começaram a espalhar-se.

Felizmente recebemos suporte de alguns mestres de Reiki que nos sugeriram:

"E se reproduzissem um Seminário que seguisse fielmente a forma como a sua mãe aprendeu Reiki com Chujiro Hayashi há mais de 60 anos e emitissem um Certificado para quem completasse a Formação?"

Até àquele momento ensinávamos o Reiki em particular.

Agora permitíamos a qualquer pessoa interessada que aprendesse Reiki.

Um "Seminário de Jikiden Reiki" é o primeiro Seminário Tradicional de Reiki disponível para o público no Japão e em todo o mundo.

Tadao Yamaguchi Sensei

Representante do Jikiden Reiki Kenkyukai

Gostaria de saber mais sobre o Reiki?

Tem perguntas que gostaria de ver esclarecidas?

 

Venha conhecer-nos!

Receba uma Primeira Experiência de Tratamento ou faça Formação connosco!